Tricô na cozinha

Hoje trago uma dica babadeira para você que não abre mão de um bolinho de chocolate, mas, não quer abrir mão da saúde. 😀 Entããããããoooo, lá vai.

Ingredientes:

  • 4 Ovos orgânicos
  • 2 colheres (sopa) de Óleo de Coco (de preferência extra virgem)
  • 4 colheres (sopa) de Cacau em pó
  • 3 colheres (sopa) de açúcar de coco ou açúcar mascavo ou demerara
  •  1 e 1/2 colher (sobremesa) de fermento em pó
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo sem glúten ou farinha de coco ou farinha de arroz
  • 2 colheres (sopa) de sementes de chia
  • 100g de nuts (castanha do pará, castanha de caju, amêndoas, uvas passas, nozes)
  • 1 colher de sobremesa (bem cheia) de canela em pó

Observações: A farinha de trigo sem glúten é refinada (acredito que é praticamente impossível encontrar farinha de trigo integral sem glúten); caso não tenha problemas com o glúten, use a farinha de trigo integral comum. / Caso tenha dúvidas em relação à qual açúcar melhor se adequa para você, sugiro que dê uma olhada aqui. / As nuts podem ser da sua preferência: todas juntas ou apenas uma que você mais goste.

Como fazer:

Bata no liquidificador os ovos, a farinha, o óleo de côco, o cacau, o açúcar, a canela e a chia. Quando os ingredientes estiverem bem misturados acrescente o fermento e vá misturando devagar com a colher até que ele seja absorvido totalmente. Unte uma forma pequena da sua preferência com óleo de côco (não precisa farinha); coloque a metade da massa, espalhe os nuts por ela e depois cubra com o restante que sobrar. Pré aqueça o forno à 180 graus durante uns 5 minutos. Coloque o Brownie para assar por cerca de 35 min. Faça o teste do palito para verificar que está assado. Caso esteja bem assado, retire da forma, corte em pedaços e deixe esfriando.

Observações 2: Caso prefira você pode polvilhar a canela por cima do brownie (acompanhada de adoçante culinário em pó) / Ao misturar os ingredientes, se você notar que está muito duro e o liquidificador não conseguir bater, vá colocando água filtrada aos poucos, até que ela fique com uma consistência cremosa. / Não se esqueça de colocar o fermento por último, isso fará com que o bolo fique mais macio. É sempre bom testar o fermento antes em um copo com um pouquinho de água; se ele “ferver” significa que o fermento está em boa condição.

Valor calórico por porção: 250 Kcal

Vale a pena saber:

A farinha de côco é uma farinha livre de conservantes e proteínas alergênicas (como glúten e proteína do leite). É boa para o funcionamento do intestino e redução das taxas de colesterol. 😀

Base de informações: Mundo Verde e Izabelle Coe.

>> Espero que tenham gostado e até a próxima.

Vem tricotar!

Your email address will not be published. Required fields are marked *