Envelhecedor de vinhos: What?!

Olá pessoas! Hoje trago uma novidade bem interessante para quem gosta de vinhos e tecnologia. Um bom bebedor de vinhos sabe que, um vinho envelhecido na medida certa, fica completamente fabuloso! Um vinho velho, no ponto, tem menos acidez. Por causa do processo de  oxidação (é isso que envelhece os vinhos, e também os seres vivos #Trágico #SQN) o sabor e aroma ficam mais acentuados. Agora, muita gente sabe que esse processo de espera pelo envelhecimento deixa o produto bem mais caro, e cá pra nós, esperar para pagar caro é ruim demais! Pensando nisso, deram início à produção de um Gadget ou, um apetrecho tecnológico, que solucionasse e acabasse com esse processo torturante; transformando qualquer vinho (até os mais baratos) em verdadeiras jóias para o paladar.

O QUE É, DE FATO?!

O envelhecedor de vinhos promete mudar literamente a composição química dos vinhos (baratinhos ou mais caros), e fazer com que fiquem mais gostosos. Ele tira o que atrapalha um bom apreciador de vinhos à viver os melhores momentos da sua vida.

COMO FUNCIONA?!

Esses aparelhos emitem ondas ultrassônicas que quebram as moléculas do vinho, produzindo um processo de envelhecimento natural na bebida, porém, de uma forma bem mais rápida. O ultrassom facilita a liberação de compostos fenólicos, que influencia diretamente no sabor e aroma de qualquer vinho.

 QUEM FAZ?!

Quem resolveu ousar nessa tecnologia foi a marca Sonic Decanter®. Infelizmente ainda não vende aqui no Brasil, mas quem quiser, tem para comprar fora. O valor gira em torno de U$ 250,00 (quem quiser mesmo um, vale juntar a graninha e adquirir fora porque aqui o imposto é de lascar). Caso chegue no Brasil, é bem provável que seja revendido por lojas  como a Tool Box ou outras do tipo que trazem coisas importadas. Mas, claro, o imposto acaba tornando as coisas bem inviáveis. Pode também ser adquirido aqui.

hu

Como ele funciona por meio de ultrassom, as ondas precisam de água para se propagar melhor e terem contato com o líquido. Assim, você coloca uns dois copos de água fria dentro dele, coloca a garrafa e seleciona o tempo de acordo com a tipagem do vinho. Se o vinho for tinto, é questão de 20 min; se for branco, cai para 15 min. O botão inteligente já vem programado para que não passe do tempo necessário. Os lados esquerdos e direito do botão central selecionador, veem com as cores específicas para cada tipo de vinho; basta um simples toque.

parallax-mobile-downO produto também tem um aplicativo que pode ser baixado na AppStore. A conexão fica bem interessante para quem quer programar o envelhecimento e fazer outras coisas enquanto espera.

TEM OPÇÃO MAIS BARATA?!

Tem sim! Só que bem menos tecnológica. Essa opção não é um decantador, mas sim uma espécie de filtro. O Üllo® é bem mais simples e custa em torno de U$ 80,00.  Ele filtra os sulfitos e conservantes que são adicionados durante a fabricação do vinho industrial. A filtragem também garante melhorar o seu sabor.

jy

 O filtrozinho é bem mais rentável. Achei super bacana a questão de tirar os conservantes. Acho que deixa bem mais saudável. Boa parte dos produtos industrializados são conservados com sódio, o que causa sérios problemas de saúde quando consumidos em excesso. Outra questão interessante do filtro é o fato de ser portátil. Cabe até em uma bolsa de viagem.

jg

Ele é projetado com o diâmetro exato de recipientes específicos para receber vinhos: como taças, decanteres de vidro  ou as famosas e antigas moringas. Como todo filtro, ele tem que ser trocado constantemente, e é possível encontrar uma caixa que vem com filtros extras para troca. Também não acha para comprar no Brasil, tem que pedir fora, mas acho que em breve deverá ter por aqui. Principalmente nas lojas específicas de vinhos. Pode ser encontrado para compras à distância aqui.

 >> Então é isso! Espero que tenham gostado. Um beijo, e até a próxima tricotagem.

Vem tricotar!

Your email address will not be published. Required fields are marked *